Cachoeiras, trilhas, mirantes. Aqui você consegue todas as informações que precisa para montar seu roteiro de aventura pelo município!
Santo Hilário é o único distrito do município de Pimenta - MG, a vila conta com pouco mais de 100 habitantes (114) e fica situada as margens do lago da represa de Furnas. A vila foi quase toda submersa pelo lago da represa de Furnas, restando somente o cemitério.Com grande vocação para o turismo, a vila renasceu e hoje fica espremida entre a montanha e a represa
Dentre os pontos mais altos de toda região, o lugar se encontra em uma das pontas das serra do chapadão. Com a vista privilegiada de um horizonte num ângulo de 360 graus e uma energia sem igual, a rampa recebe frequentemente apreciadores de uma linda vista e esportistas saltadores radicais.
Aconchegante, o restaurante Recanto do Lageado é um ambiente acolhedor e familiar.
Com uma culinária excelente e drinks refrescantes, a casa oferece o que existe de melhor do turismo do município.
A estrutura conta um fonte refrescante, um espaço para artesanato, vários ambientes e redes para se acomodar, além de ocasionalmente oferecerem musica ao vivo para os bons ouvintes.
Ao fundo, numa trilha de menos de 10 minutos, pode se visitar poços naturais e uma bela cachoeira.Suas águas que percorrem vários salões até formar a última queda.
Existem vários poços d'água que são formados ao longo do seu percurso, propiciando banhos em suas águas naturais.
Também conhecida como Cachoeira Grande, está localizada na serra de Santo Hilário, próximo a segunda queda da Cachoeira da Quaresma/Andorinhas. Sua trilha é bem íngreme e arborizada. É a maior cachoeira encontrada na região tendo seus 80 metros de queda livre com um poço médio propício para banho e seus 2 metros e meio de profundidade máxima.
Esta Cachoeira recebeu o nome de Quaresma devido a presença de quaresmeiras no local. No caminho ela possui pequenas quedas com meio metro de altura no curso da água, também possui duas quedas d’água maiores, a primeira com trinta metros de altura, já a segunda queda possui setenta metros de uma caminhada de 1 hora e meia com nível de dificuldade elevado devido ao acesso íngreme que não é demarcado.
De longe dá pra ver a solidão exuberante da árvore.
No ponto mais alto, sua copa protege o solo mais fertil. Leva um frescor de liberdade aquele que se aventura, numa sensação maravilhosa de estar próximo de Deus. Um dos mais belos pontos turísticos do município, o mirante se encontra numa das partes mais sinuosas da serra que circunda o município de Pimenta/MG. O ponto é ao ar livre e esta disponível a visitas qualquer dia da semana sem restrições de horários.